História

História da Central Models

A Central Models foi fundada em Setembro de 1989 com um duplo propósito: o de construir pontes de Portugal para o estrangeiro para os modelos nacionais, assim como o de organizar, estruturar e dignificar as actividades dos modelos em Portugal, de forma a prepará-los para se tornarem imagem dos mercados de Moda e Publicidade.

Numa era pós 25 de Abril, na qual os jovens davam sinais de entusiasmo pela expressividade e inovação nos campos das artes, a maioria dos trabalhos na àrea da moda consistiam em desfiles de passerelle.

O início da moda em Portugal dá-se no início dos anos 80, surgindo as primeiras escolas de estilismo: o Citex, o Civec, o Citem, a Magestil, o Iade e o Gudi. Mais tarde em 1991, com o nascimento da Moda Lisboa, ocorre um boom de costureiros do campo da Alta Costura. Nessa altura começaram também a surgir os primeiros editoriais de moda nos cadernos do Independente, nas revistas ELLE, Marie Claire, Máxima e com elas começa a haver suporte para a fotografia de moda. A este boom criativo de estilistas junta-se o boom dos fotógrafos e produtores.

É assim que os manequins passam a ser valorizados e procurados também pela sua fotogenia.

Em 1993 com o aparecimento dos canais de televisão privados SIC e TVI, o meio publicitário é impulsionado, bem como o mercado de consumo. Este impulso provoca um crescimento gradual na agência Central.

A importância do marketing e da publicidade com reflexo nas vendas de qualquer produto tornou-se fundamental para o sucesso das marcas, criando oportunidade para a abertura de novas agências de publicidade, novas produtoras de tv, realizadores, entre outros.

A Publicidade de então, fundamentada no Sonho e nos Ideais de Beleza, requisita modelos comerciais com traços de beleza clássicos , cuja imagem tivesse impacto de atracção e fosse do agrado da maioria das audiências. Os concursos de Miss Portugal obedeciam a esses propósitos e a Central representou algumas vencedoras.

O volume de trabalho passou a crescer exponencialmente, havendo necessidade de ampliar a equipa de modelos representados para dar resposta em diversas frentes, a pedidos com necessidades distintas de tipos de rostos.

Em 1994, a Central negoceia com a mítica agência Ford de Nova Iorque, e adquire os direitos do concurso “Super Model of the World”. Em 1996 a Diana Pereira, após vencer a competição nacional, representa Portugal na final mundial em Los Angeles, vencendo com apenas 14 anos. Esta vitória desencadeia o sonho de querer ser modelo, e provoca a inscrição de milhares de concorrentes nas edições seguintes.

Com o 11 de Setembro de 2001 entra-se numa era do medo e dos receios, é desincentivado o consumo de produtos de luxo , a alta costura em Paris deixa de criar tanta euforia, e a publicidade deixa de assentar no conceito aspiracional do sonho inatingível e de utilizar os ideais de beleza, para começar a utilizar a imagem de pessoas comuns, assente na imagem do mundo real.

Em Portugal, entra-se evolutivamente na era do Low Cost e do Real People, surgindo a necessidade de adaptação à evolução do mercado. A Central introduz então os departamentos de Actores e Special nos quais inclui actores e actrizes, e apresentadores de televisão, músicos, desportistas. Paralelamente, com a resposta que a Central dá à necessidade do mercado de rostos mediáticos para a tv e para campanhas publicitárias, a agência não abandonou a sua aposta na internacionalização dos modelos portugueses.

Central Models Portugal (1989-2013)

Alexandra Gomes, Ana Borges, Ana Mata, Chininha, Cristina Câmara, Elsa Gervásio, Luísa Fumaça, Luísa Vieira, Lucília Lara, Margarida Hilário, Maria João Baginha, Patrícia Coelho, Paula Parracho, Marina, Sandra Tavares, Rute Marques, Sofia Aparício, Telma, Vanessa Neffe, Xana Nunes, Nayma, João Carlos, Alfredo Laroca, Amaro, José Luís, Miguel Blanc, Nelson Melo, Nuno Figueira, Paulo Macedo, Paulo Silva, Pepe, Victor Hugo Rita Dias, Ana Cristina Oliveira, Astrid Werdnig, Anna Westerlund, Elsa Correia, Evelina Pereira, Helena Raposo, Helena Miyai, Rita Carvalho, Júlia Schonberg, Paula Raposo, Kátia Pessoa, Mena, Esmeralda, Swailla, Paulo Pires, David Simões, Eduardo, Pedro Lima, Afonso Vilela, Gonçalo Gaioso, Rubim, Miguel Teixeira, Tiago, Johnny, Miguel Duarte, Sara Borges, Sandra Teixeira, Jô, Rita Rodrigues, Joanne Iverson, Teresa Labat, Margarida Alvarez, Carmen Godinho, Margarida André, Karen Sneider, António Borges, Luís Gamboa, Ed Holmes, Rubim, Miguel Teixeira, Mário Franco, Ricardo Amorim, Pedro Reis, Valter, Vitor Rangel Adelaide Sousa, Bárbara Elias, Paula Neves, Núria Madruga, Dália Madruga, Neuza Teixeira, Ana Cristina Oliveira, Alexandra, Cristina Mohler, Sílvia Alberto, Sandra B., Sofia Cerveira, Anabela Moreira, Rita Stock, Sónia Balacó, Raquel Rocheta, Paulo Pires, Pedro Lima, Nuno Graciano, Alexandre Silva, Luísa Beirão, Dora, Sofia Baessa, Susana Traça, Diana Pereira, Isabel Pereira, Marta Cruz, Joana Freitas, Petra, Laura Afonso, Sara Salgado, Alice Contreiras, Miléne Veiga, Filipa Maia, Sara Sampaio, Lúcia Peixoto, Laura Gonçalves, Ricardo Claudino, Jonathan e Kevin, Alexandra Lencastre, Ana Padrão, Bárbara Norton de Matos, Benedita Pereira, Carla Chambel, Gracinda Nave, Mafalda Luís de Castro, Mafalda Matos, Marina Albuquerque, Joana de Verona, Lúcia Moniz, Liliana Santos, Paula Lobo Antunes, Rita Pereira, Sandra Celas, Sara Salgado, Sofia Ribeiro, Helena Costa, Yolanda, Teresa Salgueiro, Fernando Luís, Ricardo Carriço, Frederico Barata, Ivo Canelas, Manuel Sá Pessoa, Marco Delgado, Pedro Lamares, Rui Porto Nunes e Virgílio Castelo, Ana Luísa Barbosa, Elisabete Jacinto, Marta Leite Castro, Rita Andrade, Raquel Prates, Ana Rita Clara, Joana Seixas, Tereza Salgueiro, Aldo Lima, António Aguilar, Filipe Gaidão, João Correia, Manuel Gião, Pedro Lamy, Pedro Penim, Rui Reininho, Tiago Pires, Vasco Uva, Gustavo Santos e Zé Manel.

Top